29 de jul. de 2010

Neblina

Quando uma massa de ar experimenta resfriamento à superfície, nevoeiros podem ser formados. Nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que afeta seriamente a visibilidade. É como se a base de uma nuvem estratiforme estivesse muito baixa e em algumas situações é possível identificar gotinhas d’água boiando na atmosfera. Por isso, existe muita preocupação por parte dos órgãos gerenciadores dos meios de transportes aéreos, marítimos e rodoviários, pois muitas vezes, o nevoeiro é situação precursora de acidentes graves e até mesmo fatais.
Por outro lado, a correta exploração do conteúdo de água líquida de um nevoeiro pode trazer benefícios às atividades humanas, como por exemplo no Chile, que se coleta cerca de 7000 litros de água por dia através de 50 coletores de 48 m2 de área da base.
Por sua estreita associação com inversões de temperatura e por sua tremenda importância nos transportes, segurança pública e atividades humanas em geral, os nevoeiros merecem uma séria consideração como propriedade da massa de ar. Para os propósitos desta discussão, nevoeiros podem ser definidos como uma camada de nuvem estratiforme ocorrendo na superfície ou muito próximo a ela.
Nuvens estratiformes são características da parte mais baixa da atmosfera quando uma inversão térmica bem desenvolvida existe ou quando há uma camada aproximadamente isotérmica. Se o ar localizado abaixo for suficientemente úmido, uma camada estratiforme irá se formar, com topo à altura da base da inversão. Para que a formação se dê como nevoeiro, a base da inversão deve estar próxima à superfície. Uma inversão térmica de superfície ou muito próximo a ela é meramente uma expressão de resfriamento por baixo e isto é portanto característica de massas de ar que são originariamente mais quentes do que a superfície sobre a qual ela está passando ou está em repouso. O problema de investigar a formação de nevoeiro consiste em determinar as circunstâncias nas quais o resfriamento de massas de ar na superfície, num contexto de alta umidade, pode ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário