12 de jul. de 2010

Camada de Ozônio

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-camada-de-ozonio/imagens/camada-de-ozonio42.jpgO ozônio, situado a uma altura entre 25 e 30 km de altitude, protege contra a ação nociva dos raios ultravioleta, deixando passar apenas uma pequena parte deles, que se mostra benéfica.
O esquema da camada de ozônio Veja como está o buraco da camada de ozônio na Antártida.
As radiações eletromagnéticas são o veículo utilizado pelo sol para transportar a energia para nosso planeta. O sol não envia apenas as duas radiaçòes mais úteis, a infravermelha e a visível, mas também uma mistura de radiações, algumas delas nocivas à vida. A energia do sol é parcialmente absorvida e refeltida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.

Como se forma a Camada de Ozônio?

O oxigênio molecular das altas camadas atmosféricas é atacado pelos raios ultravioletas procedentes do Sol e divide-se em oxigênio atômico.Um átomo de oxigênio pode se unir a uma molécula de oxigênio para formar o ozônio. Em condições normais, o equilíbrio entre as quantidades de oxigênio e ozônio e a intensidade das radiaçòes mantém-se perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário