13 de jul. de 2010

Baía de Todos os Santos

http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Admin/UpLoads4/Imagens/2008/0520/e21dc672-2e7d-4177-8b12-cc23f2773311/261%20-%20baia%20de%20todos%20os%20santos%20-%2021-05.jpg
A baía de Todos os Santos é a maior baía brasileira e está localizada no estado da Bahia. É dela que se origina o nome da capitanis e futuros província e estado baiano. A unidade federativa, entretanto, manteve a grafia arcaica.
Sua extensão é de 1.052 km², e profundidade de até 42 metros, com visibilidade de mergulho entre 10 e 20 metros.
Nela estão localizadas cinquenta e seis ilhas, dentre as quais a maior e mais importante é a de Itaparica.Outras ilhas importantes da baía são: ilhas do frades, ilha de Maré, ilha de Bom Jesus e a estação ecológica da Ilha do medp.
Outras ilhas importantes, que compõem roteiros turísticos, são Madre de Deus , Bom Jeus dos Passos Matarandiba, Saraíba, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca e Uruabo
Penetrando 80 Km adentro no continente, a Baía de todos os Santos possui um contorno litorâneo de 300 Km, sendo na realidade um pequeno golfo composto por três baías,sendo a Baía de Aratu que abriga atualmente as instalações do porto de mesmo nome e da Refinaria Landulfo Alves. Suas margens possuem uma das maiores reservas de petróleo em terras continentais do Brasil.De uma barra à outra da baía medem-se 14 metros de amplitude, sendo que da Ponta da Penha até a Ponta de Itaparica temos aproximadamente 9 Km de extensão.
A borda leste da baía é marcada por uma retilínea e íngrime escarpa tectônica, a escarpa de Salvador,o mais belo exemplo de um antigo bordo cristalino de fossa tectônica costeira existente em toda a América do Sul.Por possuir muitas vistas panorâmicas do alto da escarpa, a cidade de Salvador é conhecida também como cidade-belvedere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário