27 de jul. de 2010

Curiosidades sobre a visão

1. 85% do nosso relacionamento com o ambiente é através da visão. Ao nascer a criança enxerga pouco e somente aos cinco anos de idade é que atinge a visão completa como do adulto. Por isto é muito importante que os problemas de visão sejam tratados até os seis anos, período que ainda estão em formação. Não existe uma idade para o início do uso de óculos, tanto pode ser muito cedo, como já na fase adulta.


2. Nunca use colírios caseiros (leite, açúcar, limão ou chá).


3. Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos com o cigarro aceso, assim evitarão doenças causadas pela fumaça e queimaduras que atinjam o rosto e principalmente os olhos.


4. O estudo do oftalmologista australiano Noel Dan traz uma perturbadora novidade para a história da arte. De acordo com seu artigo, publicado no Journal of Clinical Neurosciense, as imagens borradas criadas por pintores impressionistas como Monet, Degas, Renoir, entre outros, estariam relacionadas à miopia, da qual eles sofriam. O médico afirma que as paisagens confusas, a falta de detalhes e a vivacidade das cores são efeitos idênticos causados na visão de uma pessoa míope.


5. O globo ocular pesa aproximadamente 7,5 gramas.


6. A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis a luz.


7. E condições físicas normais o olho humano pode distinguir quase 10.000 diferentes cores.


8. Os músculos da pálpebra, piscam em média até 20.000 vezes por dia.


9. O daltonismo atinge aproximadamente 8% dos homens, mas apenas 0,5% das mulheres.


10. A distância média entre os olhos é de aproximadamente 6,2.


11. Olhos puramente negros não existem. O olho com um máximo de pigmentação tem um tom de achocolatado profundo, mas não negro.


12. A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com “flash”. O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como normalmente a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, enxergamos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho é intensamente irrigado por vasos sangüíneos, o que confere uma cor vermelho-alaranjada. Por isso, quando uma luz intensa como o flash de máquinas fotográficas entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida.


13. A visão em três dimensões depende muito do fato de possuirmos dois olhos (visão binocular). Você pode verificar que, ao fechar um dos olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso acontece porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes devido à distância entre os olhos. Essas duas imagens são superpostas no cérebro, o que dá a sensação de 3D.


14. Quanto mais uma pessoa olha fixamente para um ponto, menos útil é a sua visão periférica. Livingstone disse que Da Vinci usou o mesmo princípio ao pintar a Mona Lisa: o sorriso só se torna aparente se o observador olhar para os olhos ou para outras partes do rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário