30 de set. de 2010

Formação dos Continentes

A MOVIMENTAÇÃO DA CROSTA

Há milhões de anos só havia uma única grande massa de terra acima das águas. A Terra é um planeta em constante transformação e nem sempre os continentes tiveram a forma que apresentam agora.
Continentes à deriva

Em 1906, o meteorologista alemão Alfred Wegener participou de uma expedição à Groenlândia, na Dinamarca, para verificar possíveis mudanças climáticas da Terra no decorrer das eras geológicas. Observando as placas de gelo que se fragmentavam e se afastavam, ele criou a teoria de que a Terra poderia ter sofrido esse mesmo processo e os continentes seriam imensas placas flutuantes sobre o magma que existe sob a crosta terrestre. Essa teoria ficou conhecida como deriva continental. O cientista alemão afirmou que o nosso planeta surgiu primeiro como uma grande massa continental, denominada Pangéia.


Com o passar do tempo geológico, essa grande massa única se partiu e os continentes foram se formando.


A Pangéia, o único grande continente, foi se formando desde a origem do nosso planeta. Com o passar das eras geológicas, a Pangéia foi se subdividindo. Há 500 milhões de anos começou um movimento que levou à formação dos continentes atuais.

Dois grandes blocos se separaram: a Laurásia, formada pelas atuais América do Norte, Europa e Ásia, ficou situada ao norte do planeta e a Gondwana, formada pela América do Sul, África, Índia, Antártica e Austrália, ao sul. A abertura do oceano Atlântico e o afastamento da África e da América do Sul teve início há 130 milhões de anos.A Laurásia e a Gonduana também sofreram processos de subdivisão, originando os atuais continentes, num processo que ainda está em andamento.
Os atuais continentes
As grandes massas de terras emersas, limitadas pelos oceanos e mares, ou seja, os continentes atuais, são separadas em seis conjuntos distintos: a África, a Ásia, a América, a Oceania e a Antártica, além da Europa, que está unida à Ásia, mas que é considerada um continente porque possui características próprias.

Um comentário: