9 de abr. de 2010

Chuva em Salvador

A chuva que cai em Salvador desde a noite desta quarta (7) vai aumentar e o volume esperado pode provocar muitos deslizamentos de terra. A previsão é do meteorologista Daniel Panobianco, que tem acompanhado os dados sobre a frente fria que se move pelo Brasil e chegou à Bahia. 'O volume de água que já atingiu a região de Feira de Santana de manhã, provocando inclusive alagamentos, deve chegar à capital baiana até às 17h', diz o especialista.
“A grande preocupação para Salvador são os deslizamentos de terra. Com o que está previsto, com certeza terá muitos casos e é preciso alertar a população para o que vai acontecer”, afirma Daniel Panobianco. Os bairros mais afetados são Castelo Branco, Tancredo Neves, Águas Claras, Sussuarana, Paripe, Bairro da Paz, Federação e Mussurunga I.
Bahia

De acordo com o Climatempo, de terça para a quarta, choveu 125 milímetros em Caravelas, no litoral sul. E entre ontem e hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 61 milímetros em Cipó e 60 milímetros em Bom Jesus da Lapa.
Bahia:
No restante do estado, apesar de não ocorrer mudança de temperatura, toda a faixa costeira, o Recôncavo e o Nordeste serão afetados com tempestades, ventos e raios. Neste momento, por exemplo, chove em Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Feira de Santana.
Mas o especialista diferencia os fenômenos climáticos na Bahia daqueles que causaram uma tragédia no Rio de Janeiro: 'Em Salvador, diferente do Rio de Janeiro, acontecem as chamadas chuvas convectivas, provocadas pelo calor aliado a umidade. Já no Rio, foram as chuvas frontais, resultantes do choque do ar frio com as montanhas, que provocaram a morte de 150 pessoas por conta de deslizamentos'.
Deslizamentos
Para Daniel Panobianco, a capital é a região do estado que mais deve estar em alerta devido ao relevo. Até às 13h53 de hoje choveu 70mm e a Defesa Civil (Codesal) registrou 278 solicitações, destas, foram 37 deslizamentos de terra, 13 alagamentos de área e 17 quedas de árvore.

Maiss informações no seguinte site: http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=55659&mdl=29

Nenhum comentário:

Postar um comentário