9 de ago. de 2010

Gás Natural

GNV (Gás Natural Veicular) é a terminologia utilizada para o Gás Natural usado como combustível para veículos automotores. Extraído do solo em sua forma original, é resultado da transformação de matéria orgânica, sob a ação de pressão, temperatura e outros fatores.
Comparando com outros combustíveis, o GNV apresenta uma série de vantagens. Além da economia proporcionada de até 65% em relação ao combustível original, o GNV não apresenta impurezas ou resíduos de sua combustão - poluindo menos. Além disso, em caso de acidente, gás dissipa-se na atmosfera.
O território brasileiro é rico em Gás Natural e possui reservas comprovadas superiores a 383 bilhões m3. Existem 17 Estados e 141 cidades brasileiras utilizando o GNV como combustível. Há 1091 postos de abastecimento e são vendidos 165.624.000 m3/mês, segundo dados de outubro de 2005.
Pode-se ver na imagem ao lado que o Gás Natural é encontrado no subsolo, por acumulações de gás que ocorrem em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.

Uso e Vantagens

  • Economia de até 65% no combustível
  • Evita adulteração de combustível
  • Evita roubo do combustível
  • Proporciona menor impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário