22 de ago. de 2009

Dia do Folclore 22/08

Sabe o que comemorarmos no dia 22 de agosto? O Dia do Folclore, turminha! Essa data é para lá de especial, pois o nosso folclore é muito rico, e seus muitos mitos e lendas têm um papel muito importante na cultura popular brasileira. Eles deram origem a canções, contos e festas que acontecem todos os anos nos quatro cantos do país! Por isso, escolha a sua lenda favorita e festeje essa data!
A palavra folclore vcio de origem inglesa que quer dizer: Sabedoria do Povo
Folk: Povo
Lore: Sabedoria

Espero que vcs aproveitem essa data especial...Bjss!

19 de ago. de 2009

Convite para você !!!




Olá pessoal estou aqui para fazer um convite á vocês, é porque eu vou dançar no "Festival de Talentos 2009" e eu gostaria muito que vocês fossem lá nos ver , nós vamos dançar a música :Planeta Água cantada por Guilherme Arantes venham para entrar é só doar 01 kg de alimento não perecível que será doado para uma instituição , este evento acontecerá 30/08/09 ás 09:00 horas da manhã em Pau da Lima no colégio Fraternal á frente do Maxxi Atacado , Queremos muito que vocês fossem ver o nossos talentos !




Obrigado pela sua atenção !




Obs:Ficaremos grato pela sua participação !




Ass:Larissa ,Laís ,Marina e Mariana

6 de ago. de 2009

Plantas e Perfumes

● Os gregos já consideravam a perfumaria uma medicação útil.

● A invenção dos perfumes era atribuída (se estiver difícil, essa palavra pode ser substituída por “dada”) aos deuses do Olimpo.

● Antigamente, os perfumes também eram utilizados na culinária.

● Os extratos sintéticos economizam material odorífero e são preparados em tempo mínimo.
● Existem 3 procedimentos na manipulação e extração dos perfumes: separação, purificação e combinação, resumidos pelo axioma: dissolver e combinar.

● Em outras épocas, contam que o rei da Inglaterra, Eduardo, o confessor, transferiu para a abadia de Westminster uma dosagem de olíbano oferecido a Cristo pelos reis magos.
● É vasta a oferta de vegetais odoríferos que, com fixadores da fauna, enriquecem a fragrância.

● A escolha de um perfume requer sensibilidade e sutileza. Há fragrâncias femininas e outras masculinas. Assim como os sons, os aromas atingem o subconsciente, provocando sensações diversas.
● Mediante reações químicas, pode-se transformar uma substância odorífera em outra.

4 de ago. de 2009

ANTA (Tapirus Terrestris)


A anta é um animal arisco, lento e de aparência bizarra (a mini tromba se deve a sua origem comum a do elefante na pré-história). A associação dela com a "burrice" vem dos antigos caçadores, pois a anta sempre faz o mesmo caminho para ir da mata fechada até os rios onde ela bebe água, assim os caçadores punham armadilhas onde encontravam pegadas e cedo ou tarde ela caía na armadilha. Daí a origem do apelido anta a pessoas limitadas que fazem sempre o mesmo "caminho".
As antas são animais fortes. Tem um couro bem espesso e duro. Os pés traseiros têm três dedos e os dianteiros têm um adicional, muito reduzido. As antas possuem uma tromba flexível, preênsil e coberta por pelos sensíveis a cheiro e a umidade.Comem frutos, folhas, caules, brotos, pequenos ramos, grama, plantas aquáticas, cascas de árvores, organismos aquáticos e pastam inclusive sobre plantações de cana, melão, cacau, arroz e milho.Durante o acasalamento, os machos atraem as fêmeas com assobios estridentes. A cópula pode ocorrer tanto dentro quanto fora da água. O casal se separa após isso.
Raramente nasce mais de um filhote; este possui uma coloração diferente dos adultos: são rajados de marrom e branco. Ele é amamentado até quando a mãe estiver lactando. Em um ano e meio já está crescido e com a aparência dos adultos.Durante o dia, a anta fica escondida na floresta. À noite, deixa o esconderijo para pastar. Suas pegadas, difíceis de serem confundidas, podem ser vistas logo ao amanhecer nas trilhas abertas na floresta, nas margens dos rios e até no fundo das lagoas.A anta toma banhos freqüentes de lama e de água para se livrar de parasitas como carrapatos, moscas, etc. Por isso é encontrada próxima a rios e florestas úmidas. Na água, ela costuma usar seu longo focinho como um tipo de snorkel, projetando-o para cima facilitando assim a respiração.Animais de hábitos solitários, são encontrados acompanhados apenas durante a época de acasalamento ou durante a amamentação. Os machos urinam regularmente nos mesmos locais, talvez para mostrar aos outros indivíduos da mesma espécie sua presença no local. A anta possui glândulas faciais usadas para deixar rastro de cheiro.Entre os predadores da anta estão o homem, sucuris e a onça. Quando surpreendida ou ameaçada, ela mergulha na água ou se esconde entre arbustos fechados. É capaz de galopar, derrubando pequenas árvores e arbustos, fazendo muito barulho, além de nadar e escalar terrenos íngremes muito bem.Entre os sons emitidos pela anta, incluem-se o guincho estridente, usado para demonstrar medo, dor e apaziguamento; o estalido que pode ser usado para identificar indivíduos da mesma espécie e o bufo que significa agressão.

3 de ago. de 2009

Como podemos ajudar o MEIO AMBIENTE

Vale sempre se lembrar do básico, do que nos foi ensinado na escola. Temos todos que fazer nossa parte e não jogar lixo fora da lixeira. Não jogar cigarro na beira estradas para evitar incêndios. Gastar pouca água quando tomar banho, escovar os dentes, lavar o carro e etc. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta para diminuir a emissão de gás carbônico. Também devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude.Exigir que as autoridades fiscalizem melhor as industrias e fabricas também é um direito nosso. E conforme a situação do nosso ambiente piora, esse direito se torna um dever.Podemos também instigar nossos governantes a investir em algumas coisas que contribuem para a preservação da natureza. Como o turismo ecológico ou ate mesmo pesquisas farmacológicas. Investindo em turismo ecológico, preservamos a natureza e ainda ganhamos dinheiro. Podemos aproveitar a biodiversidade brasileira para fazer pesquisas e criar patentes de novos remédios. E para tanto, o meio ambiente tem que ser preservado.

1 de ago. de 2009

Chiclete

Chiclete: embrulhe antes de jogar fora - Uma aula de Ecologia!
Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos começam a comer restos de chicletes, deixados, irresponsavelmente, por aí, em qualquer lugar... Ao sentirem o chicletes grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés.

E aí, acontece o pior: acabam sufocados, asfixiados, ou ainda, enforcados. O Globo Repórter já mostrou isso numa reportagem.Embrulhem-no num pedaço de papel e joguem-no no lixo.

Só assim, evitaremos que o pior aconteça a essas delicadas criaturas de Deus, belo presente que DELE recebemos.
Vamos colaborar com estes maravilhosos seres da natureza!